segunda-feira, 25 de março de 2013

Convite aos amigos da cidade de São Paulo e região.

Gostaria de convidar meus amigos da capital paulista e de toda a região para o lançamento da terceira edição do meu livro "A Reinvenção do Profissional". A livraria FNAC e a Editora Novo Século estão organizando uma noite de autógrafos no dia 04 de abril, às 19hs na livraria FNAC da Avenida Paulista (Av.Paulista nr.901 - Bela Vista - São Paulo/SP). Além disso, os amigos presentes terão a oportunidade de assistir a uma palestra minha. Conto com a presença de todos, lembrando apenas que, por uma questão de espaço, o número de vagas é limitado. Não perca.



terça-feira, 19 de março de 2013

Disciplina: os segredos de quem tem!

Sou um apaixonado pela área de desenvolvimento humano e um questionamento sempre insistiu em ocupar meu pensamento: Por que as pessoas não utilizam todo o seu potencial? O que as impede de atingirem seus objetivos

Era muito simplório acreditar que as pessoas não tinham os recursos ou motivos para não chegar lá, pois conheci muitas com possibilidades infinitas de serem bem sucedidas em suas vidas e que, mesmo assim, fracassaram. Pessoas que transbordavam um potencial sem tamanho, deixando muito claro que o problema não estava no potencial, mas, sim, na capacidade de explorar tudo isso. 

Foi, então, que identifiquei que o processo de desenvolvimento humano passa três fases: consciência, ação e disciplina. 

As pessoas fervem de tanta consciência do que precisam fazer. Algumas entram em ação, o que já é um grande diferencial, mas que não garante o sucesso. O êxito está na capacidade de disciplinar-se rumo aos objetivos. Isso é autogestão! 

Eu tenho estudado muito sobre disciplina e notei que existem alguns fatores que inibem que esse comportamento entre em ação: 

1. Estado atual: Por mais insatisfeitos que estejamos ou por mais que queiramos alguma coisa, temos ganhos em permanecer no estado atual. Afinal, conquistar um objetivo requer novos comportamentos e estes, por sua vez, nos obrigam a encarar o desconhecido. E, geralmente, preferimos permanecer na zona de conforto. 

2. Evidências curtas: O segundo problema está na incapacidade de definirmos evidências reais e palpáveis de desenvolvimento, nos rendendo ao imediatismo que tanto desmotiva o caminhar rumo a nossa meta. Maltratamos o corpo durante 30 anos e queremos resolver tudo em 30 dias. Ninguém emagrece 20 quilos pensando neste total, mas, sim, imaginando o que precisa fazer hoje para emagrecer 2 quilos por mês. Isso é foco! As pessoas confundem foco com meta. Meta é o que eu quero atingir, foco é o que preciso fazer hoje para alcançar a minha meta. 

3. Motivos falsos: Por fim, o terceiro fator inibidor e um dos mais importantes é a visão equivocada do real motivo de se conquistar algo. Uma pessoa, quando busca um objetivo porque deseja FAMA, frustra-se constantemente, pois coloca as evidências de sucesso na mão do outro. Embora eu não discuta os valores que movem as pessoas, percebo que influenciam (e muito) as conquistas. Quando uma pessoa busca perder peso porque quer impressionar outras ou conquistar alguém, novamente coloca as evidências nas mãos do outro. Imagine se alguma coisa der errado, se essa pessoa começar a namorar, eu vou jogar tudo para o alto porque o objetivo pelo qual eu fazia isso acabou? Eu não preciso buscar a fama, mas posso querer ser o melhor no que faço, destacar-me das outras pessoas, conquistar resultados extraordinários... Isso depende de mim! Ser famoso é consequência. Uma pessoa pode perder peso para ganhar qualidade de vida, ter mais disposição, viver mais e melhor... Isso depende de mim! Ficar mais bonito é consequência. Quando o propósito está claro e vale o esforço, a disciplina naturalmente acontece. Quando o propósito está desconfigurado, as nossas evidências são de curto prazo e os resultados não aparecem, eu me frustro e deixo de seguir em frente. 

Avalie todos os pontos citados e descubra o que impede você de seguir em frente. Eu desejo que você discipline-se e conquiste seus objetivos. 

Um forte abraço e até semana que vem, 

Alexandre Prates

terça-feira, 12 de março de 2013

Lançamento do livro "A Reinvenção do Profissional"

Amigos, é com muita alegria que convido cada um de vocês a participar do lançamento da 3ª edição do meu livro "A Reinvenção do Profissional - Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro".

Além da noite de autógrafos, os participantes ainda assistirão a uma palestra minha. Garanta o seu lugar e não perca essa oportunidade de mudar os rumos de sua carreira - para melhor!

Por enquanto só temos a data oficial de São Paulo. Em breve, viremos com novidades para o Brasil inteiro!

Espero por vocês!

Um forte abraço e até semana que vem,

Alexandre Prates



quarta-feira, 6 de março de 2013

O líder pode realizar sonhos?


É com essa pergunta que tenho iniciado o programa de formação de líderes do nosso instituto. Para os mais racionais, a primeira resposta é “não!”. Os líderes mais emocionais, respondem sem pestanejar: “sim!”. E quem está certo?

Depende! Depende de como você quer ser lembrado como líder. Depende do quanto você deseja engajar as pessoas. Depende do quanto você deseja conservar os melhores talentos ao seu lado. Até mesmo o líder mais racional do mundo tem os seus sonhos e se mantem motivado e comprometido em uma organização – seja proprietário dela ou não – porque aquela empresa, de alguma forma, contribui para o alcance dos seus anseios profissionais e pessoais.

Portanto, se você deseja ter pessoas completamente envolvidas com o seu projeto, a resposta é simples: Sim, você pode ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos!

Ao conhecer os sonhos pessoais e profissionais de cada integrante de sua equipe, e procurar tornar-se um parceiro para a conquista desses objetivos, você terá profissionais motivados e comprometidos. Mesmo que um liderado não fique trabalhando para você por muito tempo, pelo menos naquele período, você terá o melhor profissional que poderia ter. E a pergunta importante a se fazer é: você sabe os sonhos de cada indivíduo de sua equipe?

O principal erro de um líder é deduzir que todos querem a mesma coisa, ou seja, "eu pago altas comissões, o que mais eles querem?". Exatamente, o que mais eles querem? Dinheiro não motiva todo mundo, apesar de essencial, para muitas pessoas o dinheiro é um valor meio - é importante para atender outros valores - mas não é o essencial. Ser promovido não motiva todo mundo. Muitas vezes um reconhecimento em público motiva muito mais um colaborador que do que dinheiro. Uma carta de agradecimento, assumir um projeto audacioso, enfim, as pessoas possuem motivos diferentes para sentirem-se felizes. Chamamos isso de valores.

O que nos motiva na vida a termos determinados tipos de comportamento são os nossos valores, aquilo que acreditamos ser importante e valoroso para a nossa existência. Família, realização pessoal, sucesso, dinheiro, saúde, paz, enfim, são exemplos de valores que movem as pessoas. E os nossos sonhos estão intimamente ligados aos nossos valores. Se você perguntar para alguma pessoa qual é seu maior valor, pode ser que elas não saibam o que isso significa, mas se perguntar qual é o seu maior sonho, facilmente responderá.  Um sonho existe para que os meus valores sejam atendidos.

A única maneira de engajar alguém, de fato, é atendendo a seus mais importantes valores. Portanto amigos, é importante diferenciar entusiasmo de motivação. Pode-se ter uma equipe entusiasmada, mas esse processo é passageiro. Se o liderado está entusiasmado hoje, amanhã pode não estar mais.

Fazer uma festa na empresa, oferecer um prêmio que seja igual para todo mundo e pagar um bom salário, são ações que entusiasmam as pessoas. A motivação está ligada a outros fatores. Ela só acontece se as pessoas entenderem que seus sonhos serão levados em conta e consequentemente, seus valores serão atendidos.

Amigos, quando uma pessoa atua de maneira congruente aos seus mais importantes valores, naturalmente alcança o seu mais alto desempenho interior, que se reflete em ações de alta performance.
Líder, você pode ser um grande impulsionador de sonhos e resultados. Basta querer!


Um forte abraço e até semana que vem,

Alexandre Prates

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND