terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O vendedor e o coaching - uma relação de prosperidade

Completo em 2013 quinze anos de experiência em vendas. Da minha primeira oportunidade, aos 17 anos, até hoje - onde desenvolvo equipes de vendas - muitas situações se apresentaram para a minha constante evolução. 


Em meio a isso ingressei na área de coaching e, desde então, tornou-se uma obsessão para mim unir as duas áreas - Coaching e Vendas. 

A minha trajetória me possibilitou aprender muito mais do que ensinei ao longo da carreira como Coach, pelo simples fato de poder transitar por diferentes ambientes e conhecer pessoas incríveis durante esse período. Convivi com altos executivos, grandes empresários, profissionais competentes tecnicamente, pessoas com um enorme tato para relacionamentos, enfim, sou grato por ter compartilhado de todo esse acervo de talentos. 

De todos os ensinamentos obtidos, uma lição mudou a minha ótica sobre vendas: vender é simples! Assim como ser feliz e conquistar uma vida plena também é simples. Acredite, nós complicamos as coisas. 

O ser humano é movido por seus valores. O que é importante para você? Do que você não abre mão na sua vida? O que te motiva? A resposta para essas perguntas é a essência daquilo que te faz feliz, os seus valores. 

A questão é que ao longo da nossa jornada, por diversas vezes, abrimos mão dos nossos valores e escolhemos viver por prazeres sensoriais, que nos trazem uma sensação de bem-estar a curto prazo, no entanto, nos tiram daquilo que realmente temos que fazer para garantir o futuro que desejamos e que nos completará. Quantas vezes você abriu mão de algo importante na sua vida em prol de escolhas equivocadas? 

O que eu quero enfatizar com isso, amigos, é que a vida que temos hoje é resultado de nossas escolhas. E alcançar o sucesso em vendas também é! 

Portanto, permita-me compartilhar com vocês um dos temas-chave do Coaching em Vendas: escolhas. Acredito que servirá para você repensar a sua atuação e projetar um novo comportamento. 

1. Escolha SER vendedor e não ESTAR vendedor: a primeira e fundamental escolha para o sucesso em vendas é assumir o seu papel e orgulhar-se disso. Vendas é uma área com altíssima demanda e grandes oportunidades de remuneração. Vendas é o coração de toda organização. Não por acaso os maiores investimentos de uma empresa são direcionados para esta área. Os melhores vendedores que conheço orgulham-se da profissão e sabem o que podem conquistar se empenharem todo o seu potencial. 

2. Escolha ser um expert em relacionamento: estamos vivendo um momento do mercado onde o consumidor esta buscando, cada vez mais, a comodidade nas relações comerciais. E comodidade nada mais é do acertar da primeira vez. Comodidade é receber, no mínimo, o que foi prometido e principalmente, sentir-se especial nesse contexto. Quando um consumidor encontra um vendedor que lhe entregue isso, jamais se arriscará buscando novas opções, afinal, nós adoramos conforto. 

3. Escolha proporcionar experiências para o seu cliente: consciente ou inconscientemente, o que buscamos como consumidores é uma experiência agradável no momento em que decidimos comprar algo. E isso é simples, basta ter em mente que o cliente que está a sua frente não quer comprar o seu produto ou serviço, e sim, atender os seus valores - ele quer aquilo que o seu produto ou serviço pode lhe proporcionar. Portanto, valorize o momento com o seu cliente e venda aquilo que é valor para ele. E como você consegue isso? Observando, perguntando e principalmente, se importando com ele. Na maioria das vezes, basta um sorriso, um atendimento cordial, uma atenção especial aquele cliente. Agora, se você deseja encantá-lo, proporcione um "algo a mais". A experiência vem da surpresa, do inesperado e fortalece as relações. 

4. Escolha deixar um legado: não existe nada melhor em nossa carreira do que deixar saudades e ser lembrado pela mensagem que deixamos, e pelo exemplo que motivou as pessoas a nos seguirem. Como você quer ser lembrado? Defina isso e construa o seu maior patrimônio, a sua reputação. 

5. Escolha ter ambição: o que você quer conquistar em sua vida e carreira? O seu desempenho será proporcional ao tamanho dos seus objetivos. Uma pessoa ambiciosa tem esse desejo incondicional de ir além, de melhorar constantemente e de desafiar-se com frequência. É isso que move o mundo, as empresas e os profissionais. Entenda, não importa o tamanho da sua ambição, o importante é ter uma e focar o seu alcance. 

Escolhas, amigos. São elas que diferem os profissionais de sucesso e as pessoas bem sucedidas e felizes. Não podemos apagar as consequências de uma escolha equivocada, mas a boa noticia é que podemos escolher sempre. 

E como diria o grande Thedy Correa, vocalista da banda Nenhum de Nós, em uma de suas mais belas canções: "Amanhã ou depois, tanto faz, se depois for nunca mais!" 

Um forte abraço e até semana que vem, 

Alexandre Prates

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O Coaching como ferramenta dos vendedores de sucesso


Apesar de altamente eficaz e aplicado em milhares de profissionais do mundo inteiro, o Coaching ainda é desconhecido ou mal interpretado por muita gente. O que é, para que serve, a quem se destina, são perguntas que ouvimos diariamente em nosso Instituto. O Coaching é um processo de aprimoramento que pode ser contratado por pessoas e empresas, enfim, por todos que possuem um objetivo e necessitam desenvolver-se para atingi-lo.
Hoje, amigos, quero compartilhar com vocês uma ferramenta do coaching que tem produzido resultados concretos: o COACHING EM VENDAS!
Segundo a consultoria McKinsey and Company, profissionais de vendas detêm o “trabalho crucial” na melhoria de habilidades sistemáticas e no desenvolvimento de uma força de vendas. E é aí que atua o coaching, ajudando profissionais a adquirem as competências necessárias para maximizar sua performance em vendas, construindo bons resultados para as organizações.

Coaching de Habilidades de Vendas

Vender é uma alta habilidade, com alta demanda de emprego. Para se manter nessa área você tem que estar no topo. Verdadeiramente estar no topo, significa ter sucesso e uma vida equilibrada, sem stress.
O Coaching em Vendas proporciona estratégias centradas no comportamento, visando aperfeiçoar a performance do profissional através do autoconhecimento, autogestão (melhoria contínua) e um amplo conhecimento sobre o ser humano.
O Coaching em Vendas pode ajudar os profissionais e empresas a:
  • ·         Combater os problemas de estagnação da carreira;
  • ·         Reverter a queda de performance;
  • ·         Construir uma linha de vendas o baseada em:

                - Treinar sua equipe para desenvolver competências individuais excepcionais de vendas;
                - Planejamento para alcançar resultados positivos;
                - Busca da melhoria contínua que leva a uma mudança positiva;
                - Evitar armadilhas e obstáculos que minem os esforços e as metas de venda;
                - Reconhecer e encorajar comportamentos específicos que se correlacionam com êxito                              global, ao invés de se basear apenas em quotas para medir a performance;
                - Utilizar ferramentas de planejamento para medir o retorno das ações.

Ser um Vendedor Coach requer comportamentos de alta performance, portanto você aprenderá técnicas para:
  • ·         Esclarecer os objetivos de vendas em metas gerenciáveis e realistas.
  • ·         Refinar as estratégias existentes e/ou criar novas estratégias.
  • ·         Desenvolver novas aptidões de vendas.
  • ·         Eliminar barreiras irreais que possam prejudicar seu sucesso.
  • ·         Priorizar as atividades que geram receita.
  • ·         Eliminar a procrastinação.
  • ·         Aprender os segredos de uma boa relação de confiança e comunicação.

Caso queiram saber mais, no post da semana que vem irei abordar o assunto de forma mais abrangente, não deixem de ler. 
Em março teremos um curso de Coaching em vendas em Goiânia. Para mais informações, acessem o site http://www.institutoca.com.br/eventos/goiania/coaching-em-vendas-goiania-go/ ou pelo telefone (62) 3086-3998.

Um forte abraço e até semana que vem,
Alexandre Prates

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Decida Decidir! - Parte 2


Dando continuidade ao assunto iniciado no post da semana passada (leia aqui), vamos ver como tomar a decisão mais acertada para cada caso. Mas antes, quero que vocês reflitam sobre uma frase de Napoleão Bonaparte : 

"Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir."


 Decisão = Planejamento

Sabemos que algumas decisões requerem uma atitude imediata, muitas vezes, sem qualquer tempo para pensar adequadamente sobre o assunto. Nesses casos, o tempo que você investiu e investe no seu preparo lhe será muito útil.

Agora, quando você tiver a possibilidade de preparar-se mais adequadamente para tomar uma decisão importante, alguns pontos devem ser levados em consideração:

- O que eu ganho com essa decisão;
- O que eu perco com essa decisão? Como eu posso minimizar essas perdas?
- O que me garante que isso vai dar certo?
- Quais são os riscos dessa decisão? Como posso minimizar os riscos?
- De quem mais depende para que essa decisão apresente os resultados esperados? Se eu não puder contar com essas pessoas, o que eu posso fazer para que a decisão dependa apenas de mim?

Algumas dicas para tomar decisões com maestria:

- Cuidado com a impulsividade! Planeje-se para tomar decisões com segurança;
- Seja um agente de soluções - Atualize-se e busque novas informações constantemente;
- Alie ousadia e preparo para não tomar decisões inconsequentes;
- Não postergue! Entre em ação e faça as coisas acontecerem;
- Seja pró-ativo na busca de soluções! Não permita que a reatividade prejudique as suas decisões;
- Comprometa-se com as suas decisões. Por mais que você divida as decisões com outras pessoas, a responsabilidade pelos resultados é sua.

Por fim, tomada de decisão é a capacidade de preparar-se continuamente para se antecipar às constantes mudanças do mundo corporativo. Coragem, responsabilidade, preparo e planejamento são competências fundamentais para decidir certo e no tempo certo! Meu Facebook e Twitter estão abertos para suas opiniões! 
Um grande abraço e sucesso!

Alexandre Prates
@alexandre_ica

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Decida Decidir!

Nesses anos de atuação como coach, uma certeza se faz cada vez mais presente: nós somos fruto das nossas decisões. O que decidimos hoje determinará a nossa vida no futuro. Mas também aprendi outra lição: quando deixamos de decidir, ainda assim, estamos tomando uma decisão, pois a postergação também trará consequências e, geralmente, são mais prejudiciais do que as consequências de uma decisão equivocada. Uma decisão equivocada nos dá a chance de corrigir o problema, aprender e não repetir o erro. Já a falta de decisão aumenta o problema, tornando-o, na maioria vezes, irreversível. 

E esse comportamento de postergação, quando se faz presente nas organizações, prejudica consideravelmente os resultados. Um profissional que não tem a capacidade de decidir, geralmente em­purra o problema com a barriga ou transfere a responsabilidade para ou­tras pessoas, gerando conflitos, insatisfação e, consequentemente, prejuízos. As indecisões no alinhamento das estratégias, na resolução dos problemas internos, no atendimento às solicitações dos clientes, enfim, em qualquer situação, por mais irrelevante que pareça, podem levar um pequeno problema a dimensões desnecessárias. 

Decisão = Coragem + Responsabilidade 

Imagine que você é funcionário de uma companhia aérea, o voo foi cancelado por problemas técnicos e os clientes estão diante de você cobrando uma solução. O que você faz? 

1. Prefere não fazer! É melhor que alguém responsável resolva. 

Você não teve coragem de se comprometer com a solução do problema. Se alguém resolver por você, a responsabilidade é dele. 

2. Faço o que mandaram fazer! De maneira sucinta, independente se vão gostar ou não, transmito a mensagem indicada pela empresa. 

Você teve coragem de transmitir a mensagem, mas não responsabilizou-se pela resolução do problema. Se não gostarem, paciência, você está seguindo as normas da empresa. 

3. Contorno o problema! Digo o que for preciso, podendo ou não cumprir, para acalmar os clientes. 

Você teve coragem para enfrentar a situação, mas não foi responsável o suficiente para encontrar soluções que efetivamente resolvessem a questão. Contornar o problema não é sinônimo de comprometimento com a empresa, e sim, de irresponsabilidade com a perenidade do negócio, afinal, uma situação mal resolvida cobrará o seu preço mais cedo ou mais tarde. 


4. Resolvo o problema! Analiso todas as possibilidades, converso francamente com os clientes e somente me dou por satisfeito quando encontrar uma solução para todos. 

Você teve coragem para encarar o problema de frente, comprometeu-se com o cliente e foi responsável ao buscar todas as informações necessárias para solucionar verdadeiramente a situação. 

Decisão = Preparo 

Por que muitas pessoas não tomam decisão? Por insegurança! A insegurança é fruto do medo, que por sua vez, é fruto do desconhecido. Portanto, quando temos que tomar uma decisão e não temos informação suficiente sobre o assunto, o medo se apresenta, gerando a insegurança, que gera a dúvida. Nesses casos, a melhor opção é “ficar em cima do muro” e não decidir. 

Logo, o melhor caminho para uma tomada de decisão veloz e assertiva é o preparo. O preparo vem da observação, da experiência e da capacidade de buscar novas informações. O profissional que preocupa-se em conhecer as mais diversas áreas da empresa, a concorrência, o mercado e se atualiza frequentemente sobre as novas tendências da sua profissão, torna-se mais confiante e apto a tomar as melhores decisões no momento certo. 

A coragem é fundamental para a tomada de decisão, no entanto, sem preparo, é inconse­quência. Ousar saltar de paraquedas é coragem, não preparar-se é inconsequência. 

As organizações do futuro tendem a participar cada vez mais os colaboradores das decisões. As pessoas que adquirirem o hábito de analisar os cenários e tiverem a capacidade de julgar e decidir com velocidade e assertividade ganharão destaque e conquistarão espaços importantes nas estratégias organizacional. 

Na semana que vem vamos falar um pouco mais sobre a importância que as decisões tem em nossa vida! Caso tenham qualquer dúvida ou história onde a tomada de decisão foi fundamental para o sucesso – ou para o fracasso –  de um fato, terei o maior prazer em compartilhar! Meu Facebook e Twitter estão abertos para suas opiniões! 

Um forte abraço e excelente 2013! 

Alexandre Prates
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