terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Decida Decidir! - Parte 2


Dando continuidade ao assunto iniciado no post da semana passada (leia aqui), vamos ver como tomar a decisão mais acertada para cada caso. Mas antes, quero que vocês reflitam sobre uma frase de Napoleão Bonaparte : 

"Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir."


 Decisão = Planejamento

Sabemos que algumas decisões requerem uma atitude imediata, muitas vezes, sem qualquer tempo para pensar adequadamente sobre o assunto. Nesses casos, o tempo que você investiu e investe no seu preparo lhe será muito útil.

Agora, quando você tiver a possibilidade de preparar-se mais adequadamente para tomar uma decisão importante, alguns pontos devem ser levados em consideração:

- O que eu ganho com essa decisão;
- O que eu perco com essa decisão? Como eu posso minimizar essas perdas?
- O que me garante que isso vai dar certo?
- Quais são os riscos dessa decisão? Como posso minimizar os riscos?
- De quem mais depende para que essa decisão apresente os resultados esperados? Se eu não puder contar com essas pessoas, o que eu posso fazer para que a decisão dependa apenas de mim?

Algumas dicas para tomar decisões com maestria:

- Cuidado com a impulsividade! Planeje-se para tomar decisões com segurança;
- Seja um agente de soluções - Atualize-se e busque novas informações constantemente;
- Alie ousadia e preparo para não tomar decisões inconsequentes;
- Não postergue! Entre em ação e faça as coisas acontecerem;
- Seja pró-ativo na busca de soluções! Não permita que a reatividade prejudique as suas decisões;
- Comprometa-se com as suas decisões. Por mais que você divida as decisões com outras pessoas, a responsabilidade pelos resultados é sua.

Por fim, tomada de decisão é a capacidade de preparar-se continuamente para se antecipar às constantes mudanças do mundo corporativo. Coragem, responsabilidade, preparo e planejamento são competências fundamentais para decidir certo e no tempo certo! Meu Facebook e Twitter estão abertos para suas opiniões! 
Um grande abraço e sucesso!

Alexandre Prates
@alexandre_ica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND