domingo, 13 de junho de 2010

Desvendando o coaching - Confira a entrevista de Alexandre Prates para o portal RH Mais


Atividade em franca expansão, o Coaching, atualmente, é um dos serviços mais procurados pela área de recursos humanos. Mas, o que de fato ele pode fazer pelas empresas? Seria apenas modismo, uma técnica já conhecida que ganhou um novo nome ou uma metodologia ainda recente, mas que promete trazer grandes resultados? O especialista Alexandre Prates nos ajuda a esclarecer essas dúvidas.

Acesse: http://www.lg.com.br/rhmais/entrevistas/entrevista.aspx?entrevista=alexandre-prates.aspx&id=7

Artigo: A comunicação criando times de alta performance

O sonho de toda empresa é conquistar um time que se comprometa com os objetivos e seja focado em resultados ao mesmo tempo que haja confiança mútua entre os membros da equipe e um grande senso de união e respeito. Características presentes nos chamados TIMES DE ALTA PERFORMANCE.

O sonho de todo líder é fazer com que as pessoas se evolvam plenamente e atuem com excelência, proporcionando um crescimento constante nos resultados da empresa.

Nas minhas andanças pelo país, durante a minha vivência como executivo, quando liderava equipes e desenvolvia pessoas e atualmente na minha carreira como empresário e consultor, um fator a cada dia se mostra mais claro - A comunicação é o único elemento que pode tornar real o sonho das empresas e líderes de qualquer área e segmento empresarial. Tenho esta certeza, pois quanto mais eu investigo os problemas organizacionais, mais eu percebo processos de comunicação ineficientes e imaturos que prejudicam o planejamento, os procedimentos, as vendas, os relacionamentos, enfim, toda a empresa. Dentre os problemas de comunicação mais comuns, destaco:

- Imaturidade para fornecer e receber Feedback - É muito comum um líder que não consegue, por imaturidade, fornecer feedback de qualidade aos seus colaboradores. Digo imaturidade, pois muitos líderes fogem deste momento por receio de ofender o colaborador e assim desmotivá-lo ou criar alguma situação desconfortável. É comum que este receio ocorra, pois muitas vezes o líder é amigo de seus colaboradores e isso pode prejudicar o relacionamento. Da mesma forma, isso ocorre quando o feedback é dos liderados para o líder. Primeiro que é muito difícil um líder aceitar um feedback dos seus colaboradores, automaticamente os liderados não o fazem por medo de represálias e as deficiências continuam a prejudicar a empresa. Sem contar que isso estende-se aos pares de trabalho quando o gerente de uma área quer corrigir uma determinada ação de outra área. É muito comum que um líder se ofenda quando recebe um feedback negativo sobre o trabalho de um de seus colaboradores, pois isto conota que não está cuidando dos meus liderados. E o que isso acarreta? Simples, cada um cuida do seu e ninguém se intromete na área de ninguém. Muito maduro isso!

Solução: É preciso que o líder e seus colaboradores adquiram maturidade para compreender que existe algo maior do que o nosso próprio ego e encarar o feedback como uma proposta de crescimento e mudança. Todos estão ali para atingir uma única missão: Fazer a empresa prosperar. Quando eu coloco o meu ego acima desta proposta, o resultado é simples, teremos um agrupamento de pessoas que só produzem um resultado ? Estagnação.

Além desta imaturidade para fornecer e receber feedback, outro fator se faz presente:

Falta de habilidade para fornecer feedback - Aprenda uma coisa importante. A verdadeira missão do feedback e gerar motivação e mudança. Se o seu feedback não gera estes resultados, pode ser considerado qualquer coisa, menos feedback. E para saber se o seu feedback é efetivo, pense: Quando chamo alguém para conversar, como essa pessoa se sente? Consigo ser honesto e construtivo? E uma dica muito importante para não errar no feedback é: Fuja do emocional - Da mesma forma que você pode sentir-se ofendido quando alguém fere seus valores, lembre-se, as pessoas só fazem isso para atender algum valor. É preciso entender que as pessoas também possuem seus próprios valores. Portanto, compreenda isso e foque na mudança do comportamento, deixando de lado o que possa ter lhe ferido. Lembre-se, feedback é racional, não emocional.E outra dica importante: Feedback não é sinônimo de bronca, é sinônimo de motivação e mudança, portanto não ofereça feedback apenas para corrigir, faça também para motivar. Feedback positivo motiva e faz bem!

Cuide da comunicação da sua empresa e você estará cuidando dos seus resultados.

Alexandre Prates
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